Música

Que tal falar sobre música para seus alunos e apresentar a eles músicas clássicas de forma divertida? Minha sugestão é trabalhar "As quatro estações" de Vivaldi. Esses desenhos animados da Disney são muito legais e ainda podemos aproveitar para falar das estações do ano. Arte e Ciências. 
#tudojuntoemisturado



Outono 



Inverno


Primavera


                                         


Verão

                                        




História da Música

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.
A música como toda forma de arte evolui nos tempos a adequou-se a cultura dos povos. 


Linha do Tempo da História da Música



Música Antiga
(? - Até c. 1610)
Predomínio da música religiosa; desenvolvimento de instrumentos e formas musicais como o cravo e o órgão;
Principais compositores:
G. P. Palestrina
Josquin Des Prés
Giovanni Gabrielli


Barroco
(c. 1600 - 1740)

Desenvolvimento da músuca instrumental profana, especialmente as danças e suítes de danças. Religiosidade ainda forte, em especial nas obras para órgão e religiosas. As formas musicais ainda são influenciadas pelo período anterior: oratórios, a recém-criada ópera, Concertos para diversos instrumentos. Os compositores são assalariados de príncipes ou da Igreja.
Principais compositores:
J.S. Bach, G.F. Haendel, A. Sammartini, G.P. Telleman, H. Purcell


Clássico
(1740 - 1800)

Os excessos do barroco são cortados em prol de uma volta ao estilo refinado e, porque não dizer, frívolo.São criadas as formas musicais modernas - sonata, sinfonia e concerto solo.  Surgem os primeiros compositores livres, dos quais o primeiro representante é Mozart.
Principais referências:
W.A. Mozart,
J. Haydn


Romantismo
(1800 - 1912)

Influenciado pela Revolução Francesa e pelas formas de estado dela decorrente, o Romantismo caracteriza-se pela individualidade e expressão das emoções, sem maiores preocupações com a forma musical. Surge o nacionalismo musical: os compositores tentam expressar a música de sua pátria, mas adaptando-a ao gosto europeu.
Principais representantes:
L. V. Beethoven, R. Schumann, F. Liszt, R. Wagner, F. Schubert, G. Verdi, J. Brahms, P. Tchaikovsky, F. Chopin,


Música Moderna e Contemporânea
(1912 - até a atualidade)

Einstein desintegrou o átomo e a música foi desintegrada na seqüência. Romantismo tardio (G. Mahler, Richard Strauss, Hans Pfziner)
Expressionismo (A. Schonberg, Alban Berg, Anton Webern, conhecidos como "Segunda Escola de Viena)
Música como instrumento de divulgação política, em especial após a revolução russa; (S. Prokofieff)
Controle estatal sobre os compositores na Alemanha nazista e na União Soviética (Dmitri Shostakovich, por exemplo, sempre andou na corda bamba do regime stalinista)
Nacionalismo exacerbado (Bela Bartók, húngaro, teve suas obras banidas pelo regime nazista)
Neoclacissismo (Stravisnky, o "Grupo dos Seis", formado por compositores franceses)
Música Dodecafônica (Segunda Escola de Viena)
Música Eletrônica e Concreta (Pierre Henry e Pierre Concreil, Karlhainz Stokhausen, Pierre Boulez)
Música pop (John Lennon, Paul McCartney)
Música minimalista (Phillip Glass, Henryk Gorécky, Morton Feldmann)

Brasileiros
A música erudita brasileira nasceu nas igrejas, com o barroco mineiro e baiano. Prosseguiu como banda sinfônica e música de salão no século 19. Seu grande compositor do período, Carlos Gomes, foi em verdade um dos elos da evolução da ópera na Itália. Leopoldo Miguez tinha fortes vínculos com a estética wagneriana.O nacionalismo só se esboça com Alberto Nepomuceno e ganha força com Heitor Villa-Lobos, o mais representativo do modernismo.

O que é Música?

MÚSICA: é um conjunto de sons e silêncios combinados, ou até mesmo de barulhos e ruídos organizados no tempo por uma pessoa. A música pode ser produzida por instrumentos musicais ou por vozes. Nem toda música é feita para agradar, entreter ou emocionar quem a ouve. O que agrada uma pessoa pode muito bem incomodar outra.
COMPOSITOR: é quem cria a música e/ou a letra original da canção. Ele também é um artista.
INTÉRPRETE: é o artista que canta a canção. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas, como no caso de um coral. Ele pode fazer seu show sozinho ou acompanhado de uma banda ou conjunto, que pode ter diferentes formações.
MELODIA: é uma sequência de notas musicais num espaço determinado de tempo, formando a linha musical da canção. A melodia é, geralmente, a sequência de notas que a gente assovia substituindo a letra da canção.
LETRA: é o texto cantado na canção. Pode ter rima e métrica, como a poesia. É um texto que expressa sentimentos, como alegria, tristeza, saudade, amor...
HARMONIA: é uma combinação de sons que ouvimos quando duas ou mais notas musicais soam juntas como, por exemplo, quando emitidas pelas teclas de um piano, pelas cordas de um violão, ou tudo ao mesmo tempo.

TOM: na música, a palavra tom tem vários significados. Um deles se refere à nota musical escolhida para ser a referência de todas as outras dentro da harmonia. Se uma nota sair do tom, a canção será desafinada.
RITMO: é uma batida ou a pulsação da música dentro de uma tétrica no tempo. O ritmo caracteriza se a música é um samba, um rock ou um baião, por exemplo.

Propriedades do Som

O som é igual à onda ou à vibração de uma pedra jogada no rio. Só que não podemos ver, só ouvir e sentir.
Como conseguimos produzir sons?
Podemos utilizar nosso corpo, batendo os pés, estalando os dedos, cantando, tocando instrumentos, gritando, assobiando, batendo palmas, batendo na perna etc.
Existem sons agradáveis (exemplos: passarinhos, música suave, cachoeira etc.) e sons desagradáveis (exemplos: eletrodomésticos em geral, grito, trânsito etc.).

O som possui 4 propriedades: 



- Duração: é a prolongação do som; o que se propaga no ar através das ondas sonoras. 
- Intensidade: é a propriedade do som de ser forte ou fraco, dependendo da força empregada na sua repercussão. 
-  Altura: propriedade do som de ser grave, médio ou agudo. 
- Timbre: é a característica do som de cada instrumento. É o timbre que nos permite reconhecer a origem do som, de que instrumento esse som partiu. 
(Há também os timbres entre dois instrumentos do mesmo tipo; por exemplo: dois baixos possuem timbres diferentes, mesmo que a diferença seja sutil).