quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do Trabalho

Hoje é o Dia do Trabalho
Há o que se comemorar? Digamos que sim! Digamos que não!
Podemos comemorar quando temos um emprego "TRABALHO" e não precisamos "mendigar o pão" como muitos em nosso país. E aproveito para desabafar e confessar que sou contra todas as bolsas que são oferecidas pelo governo como auxilio às famílias, tais como: Bolsa Família, Bolsa Gás, entre outras, porque na minha opinião deve-se oferecer dignidade à uma família, dando-lhes a oportunidade de ter um bom emprego, de entrar em um supermercado e escolher os produtos que julgar de melhor qualidade, ter uma moradia digna, bons hospitais e principalmente escolas de qualidade para que seus filhos possam estudar e ter uma formação adequada às exigências do mercado de trabalho.
Agora como podemos comemorar o Dia do Trabalho, em um país onde há 6,89 milhões de desempregados? Onde a terra em muitos estados é seca, porque não há uma política adequada para levar água até esses lugares, dando aos moradores de lá  condição de trabalho para que não migrem para outros estado e passem a fazer parte dos números alarmantes de desempregados?
Muito difícil comemorar, quando vemos a diferença gritante entre os salários de um Jogador de Futebol e um Professor,  de um Político e um Médico. Como comemorar? Vendo um menino empurrando uma bola por um salário milionário e ainda ganhando outros milhões em comerciais ou para emagrecer, enquanto um professor precisa bater panelas nas ruas e deixar suas escolas fechadas sem aula, para reclamar por um salário  mais digno e ainda ouvir da boca de seus governantes que se deve "trabalhar por amor", que "uma professora não é mal paga, é mal casada" e por aí vai. Outro dia li um comentário de uma pessoa que se dizia indignada ao passar em frente ao estacionamento de uma escola da prefeitura que mais parecia uma concessionária de carros novos (ironicamente supondo que professor ganha muito bem), eu que me senti indignada com o comentário infeliz, pois essa pessoa não tem noção de como passamos 60 meses de sufoco para pagarmos o veículo, que não nos serve  de luxo, mas, de um meio mais rápido de locomoção para darmos aulas em 2 ou 3 escolas em locais diferentes. Comemorar como? Vendo nossos médicos cruzando os braços pedindo melhores condições de trabalho e melhores salários, enquanto políticos esbanjam salários altíssimos e viajam de um lado para o outro em luxuosos aviões e carrões.
Como fico triste em ver muitos de nossos policiais se corrompendo ou tirando licenças médicas pela psiquiatria, pois estão desesperados por correrem tantos riscos e mal conseguem alimentar suas famílias.
COMO COMEMORAR?
Acredito que fiz de meu texto um muro de lamentações, mas, preciso desabafar, por mim, e por muitos outros trabalhadores que acordam cedo, enfrentam ônibus e metrôs lotados, trânsito parado, trabalhadores que saem de suas casas e não sabem se voltam, já que hoje, temos uma nova categoria de "bandidos" que vão paras ruas não mais para roubar nossos bens materiais, mas nossas vidas. 
De quem seria a culpa de hoje não termos motivos para comemorar?
As festas espalhadas por todo o país em comemoração ao Dia do Trabalho, apenas servem para maquiar os problemas sérios de nosso país.
Deixo aqui minha homenagem à nós trabalhadores que cumprimos a nossa batalha diária com alegria mesmo tendo os olhos cheios de lágrimas. Aos aposentados que depois de tantos anos de trabalho sobrevivem com um mísero salário, e é bom lembrar aqui, que não me refiro aos aposentados políticos.
Parabéns à você mulher, homem e jovem trabalhador! Que os nossos motivos de comemoração possam um dia resplandecer e que renasça em nós a alegria de ser um TRABALHADOR!